terça-feira, 1 de maio de 2012

Filme: "A separação".




A dica de passeio de hoje é cinema!
Estive no Cine Reserva Cultural para assistir o filme iraniano "A separação".
O clima lá é bem agradável, um lugar repleto de personalidades "cult".
O filme é sensacional! Está fora do circuito comercial e portanto foge aos padrões de filmes holliwoodianos.
Conta a história de um casal em processo de separação, a mulher pretende se mudar para o exterior porque entende que o futuro da filha estará mais garantido e o marido não quer ir pois seu pai sofre com mal de Alzeimer e precisa de seus cuidados. Diante dissso, a mulher decide pedir o divórcio para partir.


Os problemas começam aí pois, com a saída da esposa de casa, o marido precisa contratar uma pessoa para cuidar de seu pai enquanto trabalha.
Entra em cena a mulher contratada para cuidar do idoso. Esta mulher é de uma classe mais humilde e é muito religiosa, porém um acontecimento inesperado irá criar uma rede de mentiras e mal entendidos...
Não posso contar mais sobre o filme sem estragar toda a surpresa de assiti-lo.
É muito interessante porque mostra a cultura iraniana, todo seu fervor religioso enquanto traz ao debate temas profundos como moral e religião.



A forma como o diretor conduz o filme também é bastante interessante, em vários momentos o telespectador é tratado como se fosse um membro da família, mas sua visao não é onipresente, assim algumas questões só serão desvendadas ao final do filme.

bejinhos...
Pri